segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Provérbios 6:6 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; 7 a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, 8 no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa. Provérbios 30:25 as formigas são um povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida;


Jim Rohn, um de meus autores preferidos, tem uma palestra sobre “sucesso” para crianças. Ele usa fábulas para transmitir seus conceitos e a principal delas é o que ele chama da Filosofia das Formigas. Segundo Rohn, as formigas têm quatro conceitos que todos deveríamos estudar.

1 - O primeiro conceito da filosofia das formigas é que elas não desistem.

Veja como uma coisa simples é fundamental na vida. Se uma formiga vai andando em uma direção e você tenta pará-la, ela vai achar um outro jeito de avançar. Ela vai tentar passar por cima, pelos lados, por baixo. Ela sempre procura um outro jeito. Que filosofia interessante: nunca deixar de procurar formas diferentes de chegar aonde você quer. Crentes também não deveriam. Então, nunca desista! Se você não consegue atingir um alvo de uma forma, faça-o de outra maneira. Nem sempre tudo que planejamos dará certo, mas, o nosso dever é nunca desistir.

2 - Segundo, formigas pensam no inverno durante todo o verão.

É uma perspectiva interessante. Você não pode ser ingênuo achando que o tempo bom vai durar para sempre. As formigas passam o verão todo juntando comida para passar o inverno. Elas pensam no futuro e se preparam. Muitos crentes ainda não entenderam isso. Acham que a “vida boa” vai durar para sempre, e, aí, quando conseguem ganhar um dinheiro extra, a primeira coisa que fazem é “estourar” a verba extra comprando mais sorvetes, balas, lanches, roupas caras etc. Não se preparam para o inverno durante o verão. Acham que o verão vai durar para sempre. Não pensam no futuro e daí, se estrepam. Pois é, formigas pensam melhor no futuro.

3 - A terceira parte da filosofia das formigas é que as formigas pensam no verão o inverno inteiro.

Isso é muito importante! Durante o inverno, as formigas motivam-se pensando: “Este tempo horrível já vai passar, logo sairemos daqui”. E no primeiro dia de sol elas saem correndo do formigueiro, motivadas para trabalhar e descobrir coisas novas. Se esfriar novamente, elas voltam para dentro, esperando mais uma vez que esquente para que possam sair. Crentes deveriam agir assim quando passam por provações. Deveriam entender que o “o choro pode durar uma noite, mas, a alegria vem pela manhã bem cedo”. Isso significa que a noite não vai durar para sempre. O dia vai chegar e os problemas vão passar! Há sempre uma luz no fim do túnel para aquele que acredita nas provisões do Deus de Jacó. Creia nisso! Trabalhe a partir desta perspectiva.

4 - E aqui está a última parte da filosofia das formigas. Quanto as formigas juntam durante o verão para passar o inverno? Tudo o que conseguem.



Elas não gastam achando que tem suficiente, ou que não aquilo é tão pouco que não vale a pena guardar. Simplesmente guardam tudo – e por isto têm quando precisam. São previdentes, e, por isso, nunca você deve ter visto uma formiga mendigando o pão ou com a conta bancária estourada. Sabe por quê? Porque elas juntam tudo o que podem para passar pelo inverno. Por outro lado, nunca se viu uma formiga morrer de depressão ou tristeza. Então é melhor aprender isso também. Durante o tempo de alegria procure conhecer BEM o teu Deus para que no inverno você se lembre do quão Ele é bom e ama você.

Como diz o Jim Rohn, quatro pontos simples, uma filosofia poderosa. Mais do que planos milagrosos, precisamos pensar mais como as formigas. Se cada um fizer sua parte, a colônia inteira prospera e cresce.
(Autor desconhecido)

Deus abençoe sua vida!!


Bem vindo ao meu novíssimo blog. Aqui eu pretendo postar alguns artigos interessantes que poderão ser usados para sua edificação.Que Deus abençoe você e a todo o restante de seus dias. Você é muito especial para Deus, por isso você está aqui para se alimentar com a Palavra de Deus. Deus te abençoe...Shalom! Pr.Lindomar

Pesquisar este blog